Hoje seria nossa última aula de Português Instrumental, mais devido a internet da nossa cidade não cooperar muito esses dias, pedimos que fosse adiado para pro'xima semana.
Hoje o início da aula foi uma música muito linda de Oswaldo Montenegro(A lista).
Ouvimos, após o término da música fizemos uma reflexão sobre a letra, que falava das coisas que não lembramos mais, dos amigos, atitudes, enfim, a cada dia ganhamos, perdemos e fazemos novas coisas...
Como por exemplo todos nós, viemos com objetivo de buscar conhecimento na faculdade, e ganhamos mais do que isso, todos, por mais que seja um, dois, três que seja, fizemos amigos. E iremos continuar fazendo belas amizades, uma que não iremos esquecer com certeza é a amizade dessa pessoa que além de professora, tornou-se uma grande amiga para todos, nossa professora Eliana.
Aula de hoje, Correspondência Oficial.
Para nós futuros gestores, esse assunto é muito importante, apesar de muitos já trabalharem com esse tipo de correspondência.
Conceito:
É a técnica usada na escrita das correspondências dos processos e documentos gerados na rotina do serviço público, ou seja, é a maneira pelo qual o poder público se comunica formalmente com orgãos públicos, setor privado e com cidadãos.
Aspectos Gerais.
*Tipos de correspondência:
Formal e Informal
*Quanto ao âmbito:
Interna e Externa.
*Quanto ao sigilo:
Ultra- secreto, Secreto e Confindencial
Características
É impessoal
Formal
Padronização
Concisão
Clareza
Alguns exemplos de forma de tratamento:
Pres. da Rep. Vossa Excelentíssimo
Congresso ou sua excelência Senhor
Supremo Presidente
Vocativo
É a saudação de cortesia que se dirige ao destinatário.
Não se abrevia o vocativo.
Excelentíssimo Senhor Presidente da República do congresso Nacional.
Foi uma aula muito rica para futuros gestores, até a próxima aula.
quarta-feira, 1 de junho de 2011
16° Aula dia 18.05.2011
O fim do semestre está chegando, as preocupações, ufa nem se fala, isso não se aplica somente para os acadêmicos fica muito pesado para os professores também. Prova disso foi que hoje a professora estava ocupada em outra atividade e passou para a turma uma autoavaliação.
Todos se empenharam ao máximo para responder com a maior clareza, tentando alcançar a expectativa de nossa querida professora.
Até a próxima aula.
Todos se empenharam ao máximo para responder com a maior clareza, tentando alcançar a expectativa de nossa querida professora.
Até a próxima aula.
15° Aula dia 11.05.2011
O inicio da aula foi um relato que impressionou a professora, a amizade de um homem com um leão... Onde a lição que nos foi deixada é que se um homem pode dominar 38 leões, assim como ele temos que dominar o medo de escrever. E para conseguirmos isso, temos que ter dados de entradas, ou seja, temos que saber ler.
“O segredo da escrita é saber ler".
Foi passada para a turma a tipologia textual.
Narração, Descrição e Dissertação.
Narração é algo contado, tudo que fazemos é narrado.
Descrição está sempre acompanhando a narração, ex: era uma moto vermelha, pequena com desenhos e etc.
Dissertação é onde daremos opinião com argumentos.
Após explicação a professora passou dois textos para lermos, um sobre Alimentos e outro sobre comer fora de casa, (os riscos dos lancinhos). Onde com a leitura dos textos, redigir uma dissertação (um texto narrativo) sobre como é geralmente a alimentação dos brasileiros (entregamos a dissertação para a professora).
Proposta de redação para casa.
Educação e pobreza, elaborar uma dissertação.
Assinar:
Postagens (Atom)