Hoje seria nossa última aula de Português Instrumental, mais devido a internet da nossa cidade não cooperar muito esses dias, pedimos que fosse adiado para pro'xima semana.
Hoje o início da aula foi uma música muito linda de Oswaldo Montenegro(A lista).
Ouvimos, após o término da música fizemos uma reflexão sobre a letra, que falava das coisas que não lembramos mais, dos amigos, atitudes, enfim, a cada dia ganhamos, perdemos e fazemos novas coisas...
Como por exemplo todos nós, viemos com objetivo de buscar conhecimento na faculdade, e ganhamos mais do que isso, todos, por mais que seja um, dois, três que seja, fizemos amigos. E iremos continuar fazendo belas amizades, uma que não iremos esquecer com certeza é a amizade dessa pessoa que além de professora, tornou-se uma grande amiga para todos, nossa professora Eliana.
Aula de hoje, Correspondência Oficial.
Para nós futuros gestores, esse assunto é muito importante, apesar de muitos já trabalharem com esse tipo de correspondência.
Conceito:
É a técnica usada na escrita das correspondências dos processos e documentos gerados na rotina do serviço público, ou seja, é a maneira pelo qual o poder público se comunica formalmente com orgãos públicos, setor privado e com cidadãos.
Aspectos Gerais.
*Tipos de correspondência:
Formal e Informal
*Quanto ao âmbito:
Interna e Externa.
*Quanto ao sigilo:
Ultra- secreto, Secreto e Confindencial
Características
É impessoal
Formal
Padronização
Concisão
Clareza
Alguns exemplos de forma de tratamento:
Pres. da Rep. Vossa Excelentíssimo
Congresso ou sua excelência Senhor
Supremo Presidente
Vocativo
É a saudação de cortesia que se dirige ao destinatário.
Não se abrevia o vocativo.
Excelentíssimo Senhor Presidente da República do congresso Nacional.
Foi uma aula muito rica para futuros gestores, até a próxima aula.
quarta-feira, 1 de junho de 2011
16° Aula dia 18.05.2011
O fim do semestre está chegando, as preocupações, ufa nem se fala, isso não se aplica somente para os acadêmicos fica muito pesado para os professores também. Prova disso foi que hoje a professora estava ocupada em outra atividade e passou para a turma uma autoavaliação.
Todos se empenharam ao máximo para responder com a maior clareza, tentando alcançar a expectativa de nossa querida professora.
Até a próxima aula.
Todos se empenharam ao máximo para responder com a maior clareza, tentando alcançar a expectativa de nossa querida professora.
Até a próxima aula.
15° Aula dia 11.05.2011
O inicio da aula foi um relato que impressionou a professora, a amizade de um homem com um leão... Onde a lição que nos foi deixada é que se um homem pode dominar 38 leões, assim como ele temos que dominar o medo de escrever. E para conseguirmos isso, temos que ter dados de entradas, ou seja, temos que saber ler.
“O segredo da escrita é saber ler".
Foi passada para a turma a tipologia textual.
Narração, Descrição e Dissertação.
Narração é algo contado, tudo que fazemos é narrado.
Descrição está sempre acompanhando a narração, ex: era uma moto vermelha, pequena com desenhos e etc.
Dissertação é onde daremos opinião com argumentos.
Após explicação a professora passou dois textos para lermos, um sobre Alimentos e outro sobre comer fora de casa, (os riscos dos lancinhos). Onde com a leitura dos textos, redigir uma dissertação (um texto narrativo) sobre como é geralmente a alimentação dos brasileiros (entregamos a dissertação para a professora).
Proposta de redação para casa.
Educação e pobreza, elaborar uma dissertação.
sábado, 21 de maio de 2011
14º AULA - 04/05/2011
Hoje o início da aula foi bem interessante, a professora mostrou para a turma várias figuras, que ao analisarmos melhor encontraríamos algo mais.
‘’Os anos passam
As lembranças são eternas
A saudade permanente e nossos olhos em busca...’’
13º AULA - 27/04/2011
Hoje a professora iniciou a aula com slides com o’’ tema morrer é preciso.’’Falou brevemente de Paulo Angelim.
A professora salientou que temos que precisamos morrer todos os dias, que a morte nada mais é do que uma passagem de transformação.
Todos os dias temos que matar coisas que não gostamos, a comodidade, a insatisfação, a preguiça, o descontentamento.
Temos que correr riscos de maneira correta, para não cairmos no fracasso.
Podemos continuar com nossa virtude de criança, mas temos que nos tornarmos adultos responsáveis, matando o egoísmo e o egocentrismo que existe em todos nós.
Em seguida fizemos uma breve reflexão do texto, e citamos algumas coisas que queríamos matar dentro de nós. Algumas pessoas comentaram sobre o assunto e também foi passado um exercício juntamente com um texto sobre a Língua.
12º AULA - 20/04/2011
Concordância Nominal e Verbal
Nessa aula foi passada a regra geral onde:
O adjetivo, o artigo, o numeral e o pronome adjetivo concordam com o substantivo em gênero (masculino ou feminino) e número (singular ou plural).
Exemplos:
• O aluno atencioso / A aluna atenciosa
Uns alunos estudiosos / Umas alunas estudiosas
Este clipe está enferrujado / Estes clipes estão enferrujados
Eles saíram juntos / Elas saíram juntas
Uns alunos estudiosos / Umas alunas estudiosas
Este clipe está enferrujado / Estes clipes estão enferrujados
Eles saíram juntos / Elas saíram juntas
1º. regra
Quando o adjetivo é posposto a vários substantivos do mesmo gênero, ele vai para o plural ou concorda com o substantivo mais próximo.No entanto, quando o adjetivo se referir claramente ao último substantivo, a concordância com este será obrigatória.
Tamarindo e limão azedos. (azedo)
Palavra e lágrima antigas.... ( antiga)
2º. regra
• Se os substantivos forem de gêneros diferentes, o adjetivo pode ir para o plural masculino ou pode concordar com o substantivo mais próximo.
Ex: Tamarindo e laranja azedos (azeda).
Ela tem testa, nariz e boca deformados (deformada
A concordância do adjetivo com o último substantivo será obrigatória quando:
1. o sentido assim o exigir:
Traga-me um livro e uma fruta fresca.
No Shopping, comprei roupas e um rádio elétrico
No Shopping, comprei roupas e um rádio elétrico
Os substantivos forem sinônimos;
Falta mais coragem ao povo e à gente brasileira e etc.
Após as explicações da professora em relação concordância nominal, foi passado um exercício para a turma onde nos dividimos em grupos.
Português Instrumental
Atividade sobre concordância verbal e nominal.
Reescreva as frases completando os espaços com uma das palavras entre parênteses:
Mantenha o quarto e as salas bem ___________. (limpos/limpas)
O ciclista teve um dos braços __________ (quebrado/quebrados)
“Elas retiravam, dos braços, do pescoço, brincos e fitas ______” (coloridos/coloridas).
“Mas, ó cigarra que zinis, não sois ______ que eu ouvi menino “ (a mesma/as mesmas).
Devemos estar _______ para qualquer eventualidade. (alerta/alertas)
As cópias vão ________ aos originais. (anexo/anexas)
Seguem _______ os selos para a carta-resposta. (incluso/inclusos).
As cortinas, __________ abertas, deixam passar a luz dourada do sol. (meio/meias/meia)
“Às veze4s as idéias não vêm, ou vêm muito numerosas – e a folha permanece ______ escrita (meia/meio).
Escolha entre as frases a seguir, a que lhe parecer correta.
a) O quarto, a sala, a cozinha, tudo foi reformado.
O quarto, a sala, a cozinha, tudo foram reformados.
b) O problema são as minha notas baixas.
O problema é as minhas notas baixas.
c) Duas horas é muito para ficar acordado.
Duas horas são muito para ficar acordado.
d) É meia noite em Brasília.
Em Brasília já são meia noite.
e) Ou você ou eu devemos participar da assembléia.
Ou você ou eu deverei participar da assembléia.
f) Nem eu nem você podemos abraçar a menina.
Nem eu nem você podem abraçar a menina.
g) Não só o mar, mas também o rio ficaram poluídos.
Não só o mar, mas também o rio ficou poluído.
h) Ela é uma das que sabe menos aqui na classe.
Ela é uma das que sabem menos aqui na classe.
i) Um ou outro deverá começar o jogo.
Um ou outro deverão começar o jogo.
j) A maioria preferem ficar em casa
A maioria prefere ficar em casa;
3. Reescreva as frases completando-as adequadamente com uma das formas verbais entre parêntese. Quando o uso for opcional, escolha a forma mais utilizada.
a) “________ seis pousadas agora, juntas, ( havia/haviam).
b) “Nenhuma de nós ______, sem a senhora, conversar com os outros.” (sabe/sabemos).
c) “A televisão, o rádio, o cinema, o jornal ______ elementos do cotidiano.” (é/são).
d) “ - Nossa! – exclamou um dos que _______(assistia/assistiam).
e) “ Homem, objeto, fato, sonho, tudo _______ o mesmo, em substância de areia. ( é/são).
f) “ Tudo ______ paredes de areia, como este dolo inventado.” (é/são).
g) “Não sou eu que o ________ ” (tenho/tem)
h) “E Vossa Mercê _______ que outras ________ , mas bem lavradas.” (repare-reparai/ há-hão).
i) “Um dos que ________ a coroa militar na TFP dos radicais de direita.” (quer/querem).
a) (Fazer) dez anos que moro nesta rua.
b) (Haver) inúmeros livros raros na biblioteca
c) (Deve) haver computadores naquela escola.
d)(Fazer) poucas semanas que fui promovida no trabalho.
e) (Fazer) alguns dias que não vou até lá.
f) Vocês (haver) de vencer essas dificuldades.
g) (Fazer) muitos dias que ele, não vem aqui.
h) Creio que eles (haver) de conseguir um bom emprego.
i) (Haver) horas em que a gente esta cansado.
5. Reescreva as frases completando os espaços com uma das formas verbais entre parênteses. Quando houver duas possibilidades, dê preferência a mais usada.
a) A maior parte dos convidados ainda não ________ graças a Deus! (chegou/chegaram)
b) Já lhe disse: dinheiro, viagens, fama, poder, nada disso me _______ (impressionam/impressiona).
c) Não sou eu quem _______ limpar o chão. (vou/vai).
d) Vejo os cães que também _________ aceleradamente. (corre/correm)
e) Quanta miséria, quanta desgraça, quanto sofrimento ____________ em meu país! (existe/existem).
6. Ela estava _________ irritada e, a ___________ voz, porém com _______ razões, dizia ______ desaforos.
a) Meio – meia – bastantes – bastantes.
b) Meia – meia – bastante – bastante.
c) Meia – meia – bastantes – bastantes
d) Meio – meia – bastante – bastante.
e) N.D.A
11º AULA - 13/04/2011
Você domina bem o português?
Problemas Gerais da língua Portuguesa.
A professora fez um breve comentário sobre problemas gerais da língua portuguesa, como falar corretamente. Em seguida fez um breve comentário sobre costumes de linguagens de região para região, e apresentou slides com erros grotescos de portoguês escritos em placas de restaurantes, bancas de café da manhã, salão, em vários lugares desse nosso lindo Brasil.
Um caso muito interessante foi a prisão de um ladrão, na tentativa de clonar a placa do carro, escreveu FRORIANOPOLIS, resultado foi que o ladrão ao derrapar no português foi preso pela polícia por causa de uma PRACA CRONADA.
Essa aula foi ótima, pois, tiramos muitas dúvidas, veja:
A Língua Portuguesa agradece (e nossos ouvidos também!)
Mesmo que você saiba de todas essas formas corretas, passe adiante pode ser útil para outras pessoas.
A Língua Portuguesa agradece
A Língua Portuguesa agradece
Nunca diga:- Menas (sempre menos)
- Iorgute (iogurte)
- Mortandela (mortadela)
- Mendingo (mendigo)
- Trabisseiro (travesseiro) - essa é de doer, hein!
- Cardaço (cadarço)
- Asterístico (asterisco)
- Meia cansada (meio cansada)
E lembre-se:
- MaL (CONTRÁRIO DE) Bem
- MaU (CONTRÁRIO DE) Bom.
- Iorgute (iogurte)
- Mortandela (mortadela)
- Mendingo (mendigo)
- Trabisseiro (travesseiro) - essa é de doer, hein!
- Cardaço (cadarço)
- Asterístico (asterisco)
- Meia cansada (meio cansada)
E lembre-se:
- MaL (CONTRÁRIO DE) Bem
- MaU (CONTRÁRIO DE) Bom.
Se você estiver com muito calor, poderá dizer que está "suando" (com u) e não "soando", pois quem "soa" é sino !
"FAZ dois anos que não o vejo" e não "FAZEM dois anos"
- "HAVIA muitas pessoas no local" e não "HAVIAM"
- "PODE HAVER problemas" e não "PODEM HAVER...."
(os verbos fazer e haver são impessoais!!)
- PROBLEMA e não POBLEMA ou POBREMA
(deixe isso para o Zé Dirceu)
- A PARTIR e não À PARTIR
- "HAVIA muitas pessoas no local" e não "HAVIAM"
- "PODE HAVER problemas" e não "PODEM HAVER...."
(os verbos fazer e haver são impessoais!!)
- PROBLEMA e não POBLEMA ou POBREMA
(deixe isso para o Zé Dirceu)
- A PARTIR e não À PARTIR
- - POR ISSO e não PORISSO (muito comum nas páginas de recado do orkut, junto com o AGENTE pode marcar algo... Se é um agente, ele pode ser secreto, aduaneiro, de viagens...)
A GENTE = NÓS
Para EU fazer, para EU comprar, para EU comer e não para MIM fazer, para mim comprar ou para mim comer...
(mim não conjuga verbo, apenas
"eu, tu, eles, nós, vós, eles").
(mim não conjuga verbo, apenas
"eu, tu, eles, nós, vós, eles").
E agora, o horror divulgado pelo pessoal do TELEMARKETING.
Não é assim: É assim
“eu vou ESTAR mandando” eu vou mandar
“vou ESTAR passando” vou PASSAR
“vou ESTAR verificando” vou VERIFICAR
“eu vou ESTAR mandando” eu vou mandar
“vou ESTAR passando” vou PASSAR
“vou ESTAR verificando” vou VERIFICAR
(muito mais simples, mais elegante e CORRETO).
Agora, explicações de algumas expressões que usamos e nem sempre sabemos de onde originou-se:
- Por último, e talvez a pior de todas: Por favor, arranquem os malditos SEJE e ESTEJE do seu vocabulário (estas palavras não existem!!).
- Por último, e talvez a pior de todas: Por favor, arranquem os malditos SEJE e ESTEJE do seu vocabulário (estas palavras não existem!!).
NAS COXAS
As primeiras telhas do Brasil eram feitas de argila moldada nas coxas dos escravos.
Como os escravos variavam de tamanho e porte físicos, as telhas ficavam desiguais.
Daí a expressão fazendo nas coxas, ou seja, de qualquer jeito
As primeiras telhas do Brasil eram feitas de argila moldada nas coxas dos escravos.
Como os escravos variavam de tamanho e porte físicos, as telhas ficavam desiguais.
Daí a expressão fazendo nas coxas, ou seja, de qualquer jeito
CASA DA MÃE JOANA
Na época do Brasil Império, mais especificamente durante a menoridade do
Dom Pedro II, os homens que realmente mandavam no país costumavam se encontrar num prostíbulo do Rio de Janeiro cuja proprietária se chamava Joana. Como, fora dali, esses homens mandavam e desmandavam no país, a expressão casa da mãe Joana ficou conhecida como sinônimo de lugar em que ninguém manda.
Na época do Brasil Império, mais especificamente durante a menoridade do
Dom Pedro II, os homens que realmente mandavam no país costumavam se encontrar num prostíbulo do Rio de Janeiro cuja proprietária se chamava Joana. Como, fora dali, esses homens mandavam e desmandavam no país, a expressão casa da mãe Joana ficou conhecida como sinônimo de lugar em que ninguém manda.
CONTO DO VIGÁRIO
Duas igrejas de Ouro Preto receberam, como presente, uma única imagem de determinada santa, e, para decidir qual das duas ficaria com a escultura, os vigários apelaram à decisão de um burrico. Colocaram-no entre as duas paróquias e esperaram o animalzinho caminhar até uma delas.
A escolhida pelo quadrúpede ficaria com a santa. E o burrico caminhou direto para uma delas...
Só que, mais tarde, descobriram que um dos vigários havia treinado o burrico, e conto do vigário passou a ser sinônimo de falcatrua e malandragem.
Duas igrejas de Ouro Preto receberam, como presente, uma única imagem de determinada santa, e, para decidir qual das duas ficaria com a escultura, os vigários apelaram à decisão de um burrico. Colocaram-no entre as duas paróquias e esperaram o animalzinho caminhar até uma delas.
A escolhida pelo quadrúpede ficaria com a santa. E o burrico caminhou direto para uma delas...
Só que, mais tarde, descobriram que um dos vigários havia treinado o burrico, e conto do vigário passou a ser sinônimo de falcatrua e malandragem.
DOURAR A PÍLULA
Antigamente as farmácias embrulhavam as pílulas amargas em papel dourado para melhorar o aspecto do remedinho.
A expressão dourar a pílula significa melhorar a aparência de algo ruim.
Antigamente as farmácias embrulhavam as pílulas amargas em papel dourado para melhorar o aspecto do remedinho.
A expressão dourar a pílula significa melhorar a aparência de algo ruim.
SEM EIRA NEM BEIRA
Os telhados de antigamente possuíam eira e beira, detalhes que conferiam status ao dono do imóvel.
Os telhados de antigamente possuíam eira e beira, detalhes que conferiam status ao dono do imóvel.
Possuir eira e beira era sinal de riqueza e de cultura.
Estar sem eira nem beira significa que a pessoa é pobre e não tem sustentáculo no raciocínio.
E ai gostou da AULA de hoje?
Assinar:
Postagens (Atom)