sábado, 21 de maio de 2011

11º AULA - 13/04/2011


Você domina bem o português?
Problemas Gerais da língua Portuguesa.

A professora fez um breve comentário sobre problemas gerais da língua portuguesa, como falar corretamente. Em seguida fez um breve comentário sobre costumes de linguagens de região para região, e apresentou slides com erros grotescos de portoguês escritos em placas de restaurantes, bancas de café da manhã, salão, em vários lugares desse nosso lindo Brasil.
Um caso muito interessante foi a prisão de um ladrão, na tentativa de clonar a placa do carro, escreveu FRORIANOPOLIS, resultado foi que o ladrão ao derrapar no português foi preso pela polícia por causa de uma PRACA CRONADA.
  Essa aula foi ótima, pois, tiramos muitas dúvidas, veja:
A Língua Portuguesa agradece (e nossos ouvidos também!)

Mesmo que você saiba de todas essas formas corretas, passe adiante pode ser útil para outras pessoas.

A Língua Portuguesa agradece

 
Nunca diga:- Menas (sempre menos)
- Iorgute (iogurte)
- Mortandela (mortadela)
- Mendingo (mendigo)
- Trabisseiro (travesseiro) - essa é de doer, hein!
- Cardaço (cadarço)
- Asterístico (asterisco)
- Meia cansada (meio cansada)

E lembre-se:
- MaL (CONTRÁRIO DE) Bem
- MaU (CONTRÁRIO DE) Bom.

Se você estiver com muito calor, poderá dizer que está "suando" (com u) e não "soando", pois quem "soa" é sino !

"FAZ dois anos que não o vejo" e não "FAZEM dois anos"

- "HAVIA muitas pessoas no local" e não "HAVIAM"

- "PODE HAVER problemas" e não "PODEM HAVER...."
(os verbos fazer e haver são impessoais!!)

- PROBLEMA e não POBLEMA ou POBREMA
(deixe isso para o Zé Dirceu)

- A PARTIR e não À PARTIR
-    - POR ISSO e não PORISSO (muito comum nas páginas de recado do orkut, junto com o AGENTE pode marcar algo... Se é um agente, ele pode ser secreto, aduaneiro, de viagens...)
A GENTE = NÓS
Para EU fazer, para EU comprar, para EU comer e não para MIM fazer, para mim comprar ou para mim comer...  

(mim não conjuga verbo, apenas
"eu, tu, eles, nós, vós, eles").

E agora, o horror divulgado pelo pessoal do TELEMARKETING.

          Não é assim:                                                                    É assim
“eu vou ESTAR mandando”
                                          eu vou mandar
“vou ESTAR passando”                                                    vou PASSAR
“vou ESTAR verificando”                                             vou VERIFICAR

(muito mais simples, mais elegante e CORRETO).

Agora, explicações de algumas expressões   que usamos e nem sempre sabemos de onde originou-se:

- Por último, e talvez a pior de todas: Por favor, arranquem os malditos SEJE e ESTEJE do seu vocabulário (estas palavras não existem!!).
NAS COXAS
As primeiras telhas do Brasil eram feitas de argila moldada nas coxas dos escravos.
Como os escravos variavam de tamanho e porte físicos, as telhas ficavam desiguais.
Daí a expressão fazendo nas coxas, ou seja, de qualquer jeito

CASA DA MÃE JOANA
Na época do Brasil Império, mais especificamente durante a menoridade do
Dom Pedro II, os homens que realmente mandavam no país costumavam se encontrar num prostíbulo do Rio de Janeiro cuja proprietária se chamava Joana. Como, fora dali, esses homens mandavam e desmandavam no país, a expressão casa da mãe Joana ficou conhecida como sinônimo de lugar em que ninguém manda.

CONTO DO VIGÁRIO
Duas igrejas de Ouro Preto receberam, como presente, uma única imagem de determinada santa, e, para decidir qual das duas ficaria com a escultura, os vigários apelaram à decisão de um burrico. Colocaram-no entre as duas paróquias e esperaram o animalzinho caminhar até uma delas.
A escolhida pelo quadrúpede ficaria com a santa. E o burrico caminhou direto para uma delas...
Só que, mais tarde, descobriram que um dos vigários havia treinado o burrico, e conto do vigário passou a ser sinônimo de falcatrua e malandragem.

DOURAR A PÍLULA 
Antigamente as farmácias embrulhavam as pílulas amargas em papel dourado para melhorar o aspecto do remedinho.
A expressão dourar a pílula significa melhorar a aparência de algo ruim.


SEM EIRA NEM BEIRA
Os telhados de antigamente possuíam eira e beira, detalhes que conferiam status ao dono do imóvel. 
Possuir eira e beira era sinal de riqueza e de cultura. 
Estar sem eira nem beira significa que a pessoa é pobre e não tem sustentáculo no raciocínio.

E ai gostou da AULA de hoje?

Até a próxima Aula!

Nenhum comentário:

Postar um comentário