quarta-feira, 1 de junho de 2011

17° Aula dia 25.05.2011

Hoje seria nossa última aula de Português Instrumental, mais devido a internet da nossa cidade não cooperar muito esses dias, pedimos que fosse adiado para pro'xima semana.
                                      Hoje o início da aula foi uma música muito linda de Oswaldo Montenegro(A lista).

     Ouvimos, após o término da música fizemos uma reflexão sobre a letra, que falava das coisas que não lembramos mais, dos amigos, atitudes, enfim, a cada dia ganhamos, perdemos e fazemos novas coisas...
Como por exemplo todos nós, viemos com objetivo de buscar conhecimento na faculdade, e ganhamos mais do que isso, todos, por mais que seja um, dois, três que seja, fizemos amigos. E iremos continuar fazendo belas amizades, uma que não iremos esquecer com certeza é a amizade dessa pessoa que além de professora, tornou-se uma grande amiga para todos, nossa professora Eliana.

       Aula de hoje, Correspondência Oficial.
Para nós futuros gestores, esse assunto é muito importante, apesar de muitos já trabalharem com esse tipo de correspondência.
Conceito:
É a técnica usada na escrita das correspondências dos processos e documentos gerados na rotina do serviço público, ou seja, é a maneira pelo qual o poder público se comunica formalmente com orgãos públicos, setor privado e com cidadãos.

Aspectos Gerais.

*Tipos de correspondência:
              Formal e Informal

*Quanto ao âmbito:
              Interna e Externa.

*Quanto ao sigilo:
Ultra- secreto, Secreto e Confindencial

                                                           Características

É impessoal
Formal
Padronização
Concisão
Clareza





Alguns exemplos de forma de tratamento:

Pres. da Rep.                     Vossa                                   Excelentíssimo
            Congresso               ou sua excelência                 Senhor
             Supremo                                                            Presidente



Vocativo

É a saudação de cortesia que se dirige ao destinatário.
Não se abrevia o vocativo.
 Excelentíssimo Senhor Presidente da República do congresso Nacional.

Foi uma aula muito rica para futuros gestores, até a próxima aula.

16° Aula dia 18.05.2011

O fim do semestre está chegando, as preocupações, ufa nem se fala, isso não se aplica somente para os acadêmicos fica muito pesado para os professores também. Prova disso foi que hoje a professora estava ocupada em outra atividade e passou para a turma uma autoavaliação.
Todos se empenharam ao máximo para responder com a maior clareza, tentando alcançar a expectativa de nossa querida professora.

Até a próxima aula.

15° Aula dia 11.05.2011

O inicio da aula foi um relato que impressionou a professora, a amizade de um homem com um leão... Onde a lição que nos foi deixada é que se um homem pode dominar 38 leões, assim como ele temos que dominar o medo de escrever. E para conseguirmos isso, temos que ter dados de entradas, ou seja, temos que saber ler.
“O segredo da escrita é saber ler".
Foi passada para a turma a tipologia textual.

Narração, Descrição e Dissertação.

Narração é algo contado, tudo que fazemos é narrado.
Descrição está sempre acompanhando a narração, ex: era uma moto vermelha, pequena com desenhos e etc.

Dissertação é onde daremos opinião com argumentos.

Após explicação a professora passou dois textos para lermos, um sobre Alimentos e outro sobre comer fora de casa, (os riscos dos lancinhos). Onde com a leitura dos textos, redigir uma dissertação (um texto narrativo) sobre como é geralmente a alimentação dos brasileiros (entregamos a dissertação para a professora).

                                                Proposta de redação para casa.

Educação e pobreza, elaborar uma dissertação.

sábado, 21 de maio de 2011

14º AULA - 04/05/2011

Hoje o início da aula foi bem interessante, a professora mostrou para a turma várias figuras, que ao analisarmos melhor encontraríamos algo mais.


‘’Os anos passam

          As lembranças são eternas

                         A saudade permanente e nossos olhos em busca...’’

13º AULA - 27/04/2011

Hoje a professora iniciou a aula com slides com o’’ tema morrer é preciso.’’Falou brevemente de Paulo Angelim.

A professora salientou que temos que precisamos morrer todos os dias, que a morte nada mais é do que uma passagem de transformação.

 Todos os dias temos que matar coisas que não gostamos, a comodidade, a insatisfação, a preguiça, o descontentamento.

Temos que correr riscos de maneira correta, para não cairmos no fracasso.

Podemos continuar com nossa virtude de criança, mas temos que nos tornarmos adultos responsáveis, matando o egoísmo e o egocentrismo que existe em todos nós.

Em seguida fizemos uma breve reflexão do texto, e citamos algumas coisas que queríamos matar dentro de nós. Algumas pessoas comentaram sobre o assunto e também foi passado um exercício juntamente com um texto sobre a Língua.

12º AULA - 20/04/2011

Concordância Nominal e Verbal

Nessa aula foi passada a regra geral onde:

O adjetivo, o artigo, o numeral e o pronome adjetivo concordam com o substantivo em gênero (masculino ou feminino) e número (singular ou plural).
Exemplos:
•    O aluno atencioso / A aluna atenciosa
Uns alunos estudiosos / Umas alunas estudiosas
Este clipe está enferrujado / Estes clipes estão enferrujados
Eles saíram juntos / Elas saíram juntas

1º. regra   
      Quando o adjetivo é posposto a vários substantivos do mesmo gênero, ele vai para o plural ou concorda com o substantivo mais próximo.No entanto, quando o adjetivo se referir claramente ao último substantivo, a concordância com este será obrigatória.
      Tamarindo e limão azedos. (azedo)
      Palavra e lágrima antigas.... ( antiga)

2º. regra
•    Se os substantivos forem de gêneros diferentes, o adjetivo pode ir para o plural masculino ou pode concordar com o substantivo mais próximo.
      Ex: Tamarindo e laranja azedos (azeda).
Ela tem testa, nariz e boca deformados (deformada

A concordância do adjetivo com o último substantivo será obrigatória quando:
1. o sentido assim o exigir:
      Traga-me um livro e uma fruta fresca.
No Shopping, comprei roupas e um rádio elétrico
Os substantivos forem sinônimos;
Falta mais coragem ao povo e à gente brasileira e etc.

Após as explicações da professora em relação concordância nominal, foi passado um exercício para a turma onde nos dividimos em grupos.
 
Português Instrumental
Atividade sobre concordância verbal e nominal.
      Reescreva as frases completando os espaços com uma das palavras entre parênteses:

      Mantenha o quarto e as salas bem ___________. (limpos/limpas)
      O ciclista teve um dos braços __________ (quebrado/quebrados)
      “Elas retiravam, dos braços, do pescoço, brincos e fitas ______” (coloridos/coloridas).
      “Mas, ó cigarra que zinis, não sois ______  que eu ouvi menino “ (a mesma/as mesmas).
      Devemos estar _______ para qualquer eventualidade. (alerta/alertas)
      As cópias vão ________ aos originais. (anexo/anexas)
      Seguem _______ os selos para a carta-resposta. (incluso/inclusos).
      As cortinas, __________ abertas, deixam passar a luz dourada do sol. (meio/meias/meia)
     “Às veze4s as idéias não vêm, ou vêm muito numerosas – e a folha permanece ______ escrita (meia/meio).

      Escolha entre as frases a seguir, a que lhe parecer correta.
a) O quarto, a sala, a cozinha, tudo foi reformado.
O quarto, a sala, a cozinha, tudo foram reformados.

b) O problema são as minha notas baixas.                                                                   
    O problema é as minhas notas baixas.

c) Duas horas é muito para ficar acordado.
    Duas horas são muito para ficar acordado.

d) É meia noite em Brasília.
    Em Brasília já são meia noite.

e) Ou você ou eu devemos participar da assembléia.
    Ou você ou eu deverei participar da assembléia.

f) Nem eu nem você podemos abraçar a menina.
    Nem eu nem você podem abraçar a menina.

g) Não só o mar, mas também o rio ficaram poluídos.
    Não só o mar, mas também o rio ficou poluído.

h) Ela é uma das que sabe menos aqui na classe.
    Ela  é uma das  que sabem menos aqui na classe.

i) Um ou outro deverá começar o jogo.    
   Um ou outro deverão começar o jogo.

j) A maioria preferem ficar em casa
   A maioria prefere ficar em casa;

3. Reescreva as frases completando-as adequadamente  com uma das formas verbais entre parêntese. Quando o uso for opcional, escolha a forma mais utilizada.
a) “________ seis pousadas agora, juntas, ( havia/haviam).
b) “Nenhuma de nós ______, sem a senhora, conversar com os outros.” (sabe/sabemos).
c) “A televisão, o rádio, o cinema, o jornal ______ elementos do cotidiano.” (é/são).
d) “ - Nossa! – exclamou um dos que _______(assistia/assistiam).
e) “ Homem, objeto, fato, sonho, tudo _______ o mesmo, em substância de areia. ( é/são).
f) “ Tudo ______ paredes de areia, como este dolo inventado.” (é/são).
g) “Não sou eu que o ________ ” (tenho/tem)
h) “E Vossa Mercê _______ que outras ________ , mas bem lavradas.” (repare-reparai/ há-hão).
i) “Um dos que ________ a coroa militar na TFP dos radicais de direita.” (quer/querem).

            Utilizando os verbos entre parênteses no presente do indicativo, reescreva as frases, de acordo com as normas de concordância verbal:

a) (Fazer) dez anos que moro nesta rua.
b) (Haver) inúmeros livros raros na biblioteca
c) (Deve) haver computadores naquela escola.
d)(Fazer) poucas semanas que fui promovida no trabalho.
e) (Fazer) alguns dias que não vou até lá.
f)  Vocês (haver) de vencer essas dificuldades.
g) (Fazer) muitos dias que ele, não vem aqui.
h) Creio que eles (haver) de conseguir um bom emprego.
i)  (Haver) horas em que a gente esta cansado.

5. Reescreva as frases completando os espaços com uma das formas verbais entre parênteses. Quando houver duas possibilidades, dê preferência a mais usada.
a)      A maior parte dos convidados ainda não ________ graças a Deus! (chegou/chegaram)
b)  Já lhe disse: dinheiro, viagens, fama, poder, nada disso me  _______ (impressionam/impressiona).
c)      Não sou eu quem _______ limpar o chão. (vou/vai).
d)      Vejo os cães que também _________ aceleradamente. (corre/correm)
e)     Quanta miséria, quanta desgraça, quanto sofrimento ____________ em meu país! (existe/existem).

6. Ela estava   _________ irritada e, a ___________ voz, porém com _______ razões, dizia ______ desaforos.
a)  Meio – meia – bastantes – bastantes.
b)  Meia – meia – bastante – bastante.
c)  Meia – meia – bastantes – bastantes
d) Meio – meia – bastante – bastante.
e) N.D.A

11º AULA - 13/04/2011


Você domina bem o português?
Problemas Gerais da língua Portuguesa.

A professora fez um breve comentário sobre problemas gerais da língua portuguesa, como falar corretamente. Em seguida fez um breve comentário sobre costumes de linguagens de região para região, e apresentou slides com erros grotescos de portoguês escritos em placas de restaurantes, bancas de café da manhã, salão, em vários lugares desse nosso lindo Brasil.
Um caso muito interessante foi a prisão de um ladrão, na tentativa de clonar a placa do carro, escreveu FRORIANOPOLIS, resultado foi que o ladrão ao derrapar no português foi preso pela polícia por causa de uma PRACA CRONADA.
  Essa aula foi ótima, pois, tiramos muitas dúvidas, veja:
A Língua Portuguesa agradece (e nossos ouvidos também!)

Mesmo que você saiba de todas essas formas corretas, passe adiante pode ser útil para outras pessoas.

A Língua Portuguesa agradece

 
Nunca diga:- Menas (sempre menos)
- Iorgute (iogurte)
- Mortandela (mortadela)
- Mendingo (mendigo)
- Trabisseiro (travesseiro) - essa é de doer, hein!
- Cardaço (cadarço)
- Asterístico (asterisco)
- Meia cansada (meio cansada)

E lembre-se:
- MaL (CONTRÁRIO DE) Bem
- MaU (CONTRÁRIO DE) Bom.

Se você estiver com muito calor, poderá dizer que está "suando" (com u) e não "soando", pois quem "soa" é sino !

"FAZ dois anos que não o vejo" e não "FAZEM dois anos"

- "HAVIA muitas pessoas no local" e não "HAVIAM"

- "PODE HAVER problemas" e não "PODEM HAVER...."
(os verbos fazer e haver são impessoais!!)

- PROBLEMA e não POBLEMA ou POBREMA
(deixe isso para o Zé Dirceu)

- A PARTIR e não À PARTIR
-    - POR ISSO e não PORISSO (muito comum nas páginas de recado do orkut, junto com o AGENTE pode marcar algo... Se é um agente, ele pode ser secreto, aduaneiro, de viagens...)
A GENTE = NÓS
Para EU fazer, para EU comprar, para EU comer e não para MIM fazer, para mim comprar ou para mim comer...  

(mim não conjuga verbo, apenas
"eu, tu, eles, nós, vós, eles").

E agora, o horror divulgado pelo pessoal do TELEMARKETING.

          Não é assim:                                                                    É assim
“eu vou ESTAR mandando”
                                          eu vou mandar
“vou ESTAR passando”                                                    vou PASSAR
“vou ESTAR verificando”                                             vou VERIFICAR

(muito mais simples, mais elegante e CORRETO).

Agora, explicações de algumas expressões   que usamos e nem sempre sabemos de onde originou-se:

- Por último, e talvez a pior de todas: Por favor, arranquem os malditos SEJE e ESTEJE do seu vocabulário (estas palavras não existem!!).
NAS COXAS
As primeiras telhas do Brasil eram feitas de argila moldada nas coxas dos escravos.
Como os escravos variavam de tamanho e porte físicos, as telhas ficavam desiguais.
Daí a expressão fazendo nas coxas, ou seja, de qualquer jeito

CASA DA MÃE JOANA
Na época do Brasil Império, mais especificamente durante a menoridade do
Dom Pedro II, os homens que realmente mandavam no país costumavam se encontrar num prostíbulo do Rio de Janeiro cuja proprietária se chamava Joana. Como, fora dali, esses homens mandavam e desmandavam no país, a expressão casa da mãe Joana ficou conhecida como sinônimo de lugar em que ninguém manda.

CONTO DO VIGÁRIO
Duas igrejas de Ouro Preto receberam, como presente, uma única imagem de determinada santa, e, para decidir qual das duas ficaria com a escultura, os vigários apelaram à decisão de um burrico. Colocaram-no entre as duas paróquias e esperaram o animalzinho caminhar até uma delas.
A escolhida pelo quadrúpede ficaria com a santa. E o burrico caminhou direto para uma delas...
Só que, mais tarde, descobriram que um dos vigários havia treinado o burrico, e conto do vigário passou a ser sinônimo de falcatrua e malandragem.

DOURAR A PÍLULA 
Antigamente as farmácias embrulhavam as pílulas amargas em papel dourado para melhorar o aspecto do remedinho.
A expressão dourar a pílula significa melhorar a aparência de algo ruim.


SEM EIRA NEM BEIRA
Os telhados de antigamente possuíam eira e beira, detalhes que conferiam status ao dono do imóvel. 
Possuir eira e beira era sinal de riqueza e de cultura. 
Estar sem eira nem beira significa que a pessoa é pobre e não tem sustentáculo no raciocínio.

E ai gostou da AULA de hoje?

Até a próxima Aula!

10ª AULA - 06/04/2011

Hoje a professora iniciou a aula com dois vídeos, onde podemos ver diferentes
Opiniões do mesmo repórter em relação ao presidente Lula. No primeiro, o mesmo repórter expõe sua opinião criticando o presidente, e no outro, apoiava a candidata do presidente. E com fortes convicções que a mesma seria a escolha ideal para a presidência. O objetivo do artigo de opinião, é fazer o leitor acreditar que a sua opinião é melhor.
Foi feito um debate em relação à mudança de opinião deste repórter, e para termos uma idéia concreta de um artigo de opinião.
Através de slides foi explicado o gênero

Condições de produção (1)

Esfera: Jornalística
Finalidade: convencer o outro de que a tese defendida é a mais adequada; Influenciar o pensamento dos leitores, isto é, fortalecer ou transformar (inverter, reforçar, enfraquecer) a posição dos destinatários sobre uma questão controversa de interesse social e, eventualmente, influenciar o comportamento desses destinatários.

Condições de produção (2).

Autor: alguém que domina o assunto (ou pelo menos está razoavelmente informado sobre o assunto), em geral está vinculado a alguma instituição;
Suporte/circulação: jornais, revistas, internet etc.;
Leitores: leitores de uma publicação (em geral uma elite privilegiada, formadora de opinião).

Vimos e discutimos temas polêmicos tais como:
O Brasil deve permitir a livre produção de alimentos transgênicos?
• A clonagem humana deve ser permitida?
• Qual a função da arte?
• O aborto deve ser legalizado?
• A existência de cotas nas universidades para alunos provenientes de escola pública é justa?
• A falta de informação é a grande responsável pela alta incidência de gravidez na adolescência?
A maioridade penal deve ser revista.
Tudo isso para termos uma gama de conhecimentos para construirmos um ótimo artigo de opinião.Após a leitura do texto abaixo a turma formou vários grupos, e elaboraram seus artigos.
Propostas de redação.
Tema I – Vida Virtual
“Pesquisa divulgada há pouco revelou que, no mês de julho, o internauta brasileiro passou 23 horas e 30 minutos navegando na internet. Essa marca é uma hora e três minutos maior que a de junho, que por sua vez era quase uma hora maior que a de maio , e assim por diante. Ou seja, de 30 em 30 dias, o brasileiro já está passando quase um dia inteiro com os olhos na telinha, os dedos no mouse ou no teclado, as pernas criando varizes, a coluna indo para o beleléu e o cérebro mais na virtual que na real. (...)
Segundo outra pesquisa, por causa da internet o jovem brasileiro tem deixado de praticar esportes, dormir, ler livros, sair com os amigos, ir ao cinema ou ao teatro ou estudar. E, com certeza, está deixando também de praticar outros itens não contemplados na pesquisa, como namorar, ir à praia ou ao futebol, visitar a avó, conversar fiado ao telefone e flanar pelas ruas chutando tampinhas.”
(CASTRO, Ruy. Folha de S.Paulo, 05/09/2007, p.02)
O texto aborda a relação do brasileiro com a internet, numa perspectiva crítica. Depois de refletir sobre esse assunto, escreva um artigo de opinião, apresentando argumentos consistentes para a defesa de um ponto de vista sobre o tema:
O JOVEM BRASILEIRO E A INTERNET
   Seu texto deve ser escrito na modalidade padrão (norma culta) da língua portuguesa.
   O texto NÃO deve ser escrito em forma de poema (versos) ou narração.
   O texto deve ter no mínimo 20.
   A redação deve ser desenvolvida na folha própria e apresentada a tinta.
O rascunho pode ser feito no seu caderno.

9ª AULA - 30/03/2011


ARTIGO DE OPINIÃO

O assunto artigo de opinião é mais uma preocupação dos professores em virtude do nosso TGI, que irá trata da elaboração de um. Nessa aula foi demonstrada passo a passo a construção desse artigo, através de slides, exemplos.
Como é a estrutura de um artigo, características, quais temas abordar, a contextualização, apresentação.
E foi através dessa explicação que elaboramos um artigo em sala de aula, tínhamos que escolher um dos temas:
Como se vestir na faculdade e A escrita do resumo.
 
O artigo de opinião aborda temas polêmicos que exigem uma posição por parte dos leitores, espectadores e ouvintes.

8º.AULA - 23/03/2011


Tarefas solicitadas na aula anterior:
- Elaboração dos currículos de cada Membro da equipe;
- Fazer o diário da Aula de hoje;
-Fazer o resumo do filme da aula anterior (Sonho de Akira).

DICAS PARA UMA BOA PRODUÇÃO DE TEXTO

Hoje a aula foi ministrada através de slides o assunto foi a professora  mostrou o que devemos evitar, em uma boa produção do texto.
Evitar anáforas e cacofonia.
Evitar orações subordinadas e usar sempre orações coordenadas.
Evitar repetiçao de, sons, palavras e idéias que terminem com cão, são, dade, mente.
Evite gírias (rolou, tipo assim, ta manero, ninguém merece!)
Evite modismos (Quem gostaria, Então, Com certeza, A nível de, A coisa)
Evite estrangeirismos (Full Time,Coffe Break, Cash, Slides, Happy hours)

Deixe sua marca.
*O domínio do idioma é, hoje, elemento de primeira necessidade, seja na vida pessoal ou profissional.

Algumas frases para os primeiros parágrafos:
É de conhecimento geral que...
Muito se tem discutido, recentemente, acima de...
Muito se debate a respeito de...
É indiscutível que...
É inegável que...
Pode-se afirmar que...
Frases para se iniciar parágrafos intermediários.
Ao se examinarem alguns... Verifica-se que...
Além disso...
Outro fator importante...
Ainda é comum lembrar...

Frases para finalização:
Dessa forma...
Sendo assim...
Assim...
Em vista dos argumentos apresentados...
Em virtude do que foi mencionado...
Dado o exposto...
Tendo em vista os aspectos observados... ou relacionados...

Em seguida continuamos falando sobre a leitura. Onde ficou dito que a leitura é a construção do sentido. A leitura é algo inicial para a aprendizagem humana, pois é através dela que podemos enriquecer nosso vocabulário, obter conhecimento, dinamizar o raciocínio e a interpretação. 
Os componentes da leitura são:
Leitura;
Compreensão;
Interpretação;

Em seguida vimos vários textos para ser feita a interpretação, (Os tambores de São Luis, No meio do caminho etc...)