Hoje seria nossa última aula de Português Instrumental, mais devido a internet da nossa cidade não cooperar muito esses dias, pedimos que fosse adiado para pro'xima semana.
Hoje o início da aula foi uma música muito linda de Oswaldo Montenegro(A lista).
Ouvimos, após o término da música fizemos uma reflexão sobre a letra, que falava das coisas que não lembramos mais, dos amigos, atitudes, enfim, a cada dia ganhamos, perdemos e fazemos novas coisas...
Como por exemplo todos nós, viemos com objetivo de buscar conhecimento na faculdade, e ganhamos mais do que isso, todos, por mais que seja um, dois, três que seja, fizemos amigos. E iremos continuar fazendo belas amizades, uma que não iremos esquecer com certeza é a amizade dessa pessoa que além de professora, tornou-se uma grande amiga para todos, nossa professora Eliana.
Aula de hoje, Correspondência Oficial.
Para nós futuros gestores, esse assunto é muito importante, apesar de muitos já trabalharem com esse tipo de correspondência.
Conceito:
É a técnica usada na escrita das correspondências dos processos e documentos gerados na rotina do serviço público, ou seja, é a maneira pelo qual o poder público se comunica formalmente com orgãos públicos, setor privado e com cidadãos.
Aspectos Gerais.
*Tipos de correspondência:
Formal e Informal
*Quanto ao âmbito:
Interna e Externa.
*Quanto ao sigilo:
Ultra- secreto, Secreto e Confindencial
Características
É impessoal
Formal
Padronização
Concisão
Clareza
Alguns exemplos de forma de tratamento:
Pres. da Rep. Vossa Excelentíssimo
Congresso ou sua excelência Senhor
Supremo Presidente
Vocativo
É a saudação de cortesia que se dirige ao destinatário.
Não se abrevia o vocativo.
Excelentíssimo Senhor Presidente da República do congresso Nacional.
Foi uma aula muito rica para futuros gestores, até a próxima aula.
Olá, queridos alunos,
ResponderExcluirEm primeiro lugar, parabéns, pelos excelentes resultados dos trabalhos, isto transmite o amor e o interesse pelo que fazem, estes desejos estão expressos no desejo de aprender e experimentar, evitando cair no vício habitual do aluno que apenas realiza as tarefas designadas pelo professor.
Um grande abraço,