sábado, 21 de maio de 2011

2ª AULA - 01/02/2011


Hoje dia 01 de Fevereiro de 2011 nossa aula foi sobre comunicação humana, comunicação interpessoal, e organizacional. Comunicação significa auto- análise, autoconhecimento, uma boa comunicação é símbolo de poder e autoridade. Somos do tamanho da nossa comunicação, ou seja, se você se comunica bem, você será lembrado por sua postura, o mesmo acontece quando você não tem uma boa comunicação. Essa falta de comunicação atrapalha muito no convívio social, pois ela age, seja por suam imagem, olhar, gestos. Temos de nos preocuparmos com nossa imagem, pois é através dela que iremos transmitir nossas qualidades, ela é nosso reflexo. Outra forma de comunicar-se é a expressão facial, a forma de interagir, a voz também é uma forma de comunicação, gestos e trajes falam por nós constantemente. No decorrer da aula fizemos uma dinâmica de grupo respondendo essas três combinações de como é nossa imagem que são: Como eu me vejo, como os outros me vêem e qual a imagem que eu gostaria de transmitir.  Foi interessante porque as pessoas que foram citadas, as respostas das três perguntas foram bem diferentes, dessa forma ficou bem claro que nossa imagem pode ou não dizer quem somos, e que devemos adequala a cada situação, ao ambiente ou a cultura em que estaremos nos envolvendo. Também vimos que na comunicação existem barreiras como já falamos no inicio essas dificuldades que temos ao nos comunicar ,nos traz muitos transtornos, levando às vezes até ao fim de uma amizade ou um relacionamento mais sério, por falta de uma boa comunicação. Na comunicação temos que saber ouvir, ver, participar, para só assim aprender. Aprendemos muito com o outro, ou seja, o conhecimento empírico é rico nessa comunicação universal, pois falamos por outras pessoas, neste caso nosso mapa, crença..., e a modelagem que usamos influenciará muito na comunicação de cada um de nós. Em seguida foi passado um filme sobre uma escalada na neve, para que na próxima aula seja feito um pequeno resumo em forma de reflexão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário